Itaobi implanta Projeto Condutor Econômico para seus motoristas
23/03 - 18:30

Conduzir de forma adequada um veículo é possível diminuir o consumo de combustível além de prolongar a vida útil dos equipamentos e, consequentemente, reduzir a emissão de gases poluentes.

Com esse objetivo, a Itaobi firmou parceria com a R Ferreira Condução Econômica, para desenvolver, implementar e avaliar o Projeto Condutor Econômico que conta com, Treinamento e Acompanhamento para os condutores e Consultoria para auxiliar a empresa na Redução do Custo Operacional de sua frota.

A condução econômica é baseada em um conjunto de conhecimentos e práticas que visam um melhor aproveitamento dos recursos naturais, de equipamentos e de mão de obra. Sendo assim, significa operar o veículo de modo a acionar os mecanismos de controle (acelerador, caixa de transmissão, freios, direção) em sintonia com as situações que acontecem ao logo da viagem (aclives, declives, retas e curvas).

Segundo Romualdo Ferreira, consultor do projeto, os motoristas passam por uma reciclagem teórica sobre os caminhões e seus mecanismos, e recebem orientações de como conduzir de forma econômica, como por exemplo, conduzir com previsão (não frear nem acelerar sem necessidade) e operar na faixa ideal de rotação do motor. Na segunda etapa, os condutores recebem orientações e acompanhamento prático dos consultores do projeto.

Implantado a 7 meses na Itaobi, o Projeto já mostra resultados, com um total de economia de 60 mil litros de combustíveis, ou seja, uma redução próximo de 7% no consumo de combustível, além de uma redução na manutenção e aumento da disponibilidade dos veículos. Mas principalmente esse resultado traz uma significante redução a poluição ao meio ambiente, com os veículos deixando de queimar uma quantidade relevante de combustível.

Ferreira ainda destaca, que o Projeto Condutor Econômico também trabalha com a conservação da frota e o comportamento dos motoristas nas rodovias, o que gera maior segurança no trânsito.


Voltar

Frota

A frota Itaobi é composta por veículos novos e modernos, com idade média de um ano e meio. Para manter o controle de qualidade e agilidade na transferência da carga, a empresa possui contratos di... [ + ]